Sejam bem vindos

Curiosidades Sobre função de Diácono nas igrejas


Diácono
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O termo diácono (do grego antigo διάκονος, "ministro", "servo", "ajudante") é aplicado aos clérigos de igrejas de origem cristãs, nas suas várias denominações. A forma feminina chama-se diaconisa.
Dependendo da tradição denominacional, o diácono pode ser permanente ou um estágio para a ordenação presbiterial.
Novo Testamento
A primeira menção na Bíblia de diáconos ocorre no livro de Atos dos Apóstolos onde são eleitos os Sete Diáconos: Estevão, o primeiro mártir, Filipe, o Evangelista, Prócoro,Nicanor, o Diácono, Timão, o Diácono, Parmenas e Nicolas para servir os pobres.[1]
Paulo expande as qualificações de um diácono nas seguintes passagens:
Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos
Filipenses 1:1
Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos
I Timóteo 3:8

Devem ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada contra eles, que atuem como diáconos
I Timóteo 3:10
O diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua própria casa
I Timóteo 3:12

Protestantismo

No protestantismo o papel do diácono varia conforme a tradição denominacional. Pode ser um cargo inicial (Assembleias de Deus, Igreja Metodista ) ou permanente (Congregação Cristã no Brasil, Igreja do Evangelho Quadrangular ) , enquanto em algumas há tanto diaconato como estágio ministerial ou ministério permanente (Igreja Anglicana, Igreja Batista,Igreja Luterana). A função varia também, podendo o diácono ocupar da administração, manutenção, exercer função litúrgica, cuidar de necessitados.
Em algumas denominações o corpo diaconal tem atuação tanto litúrgica quanto secular, dentro da congregação, como cooperadores, porteiros, auxíliadores nos cultos, zeladores patrimoniais, e em outras denominações o diaconato tem caráter de ministério ligado ao governo eclesiástico exercido por meio de atividades humanitárias de amparo junto a comunidades necessitadas externas da membresia.
Historicamente o ofício do diácono é antigo no Protestantismo. Enquanto os luteranos, anglicanos e morávios mantiveram o diaconato como uma fase à ordenação presbiterial,João Calvino estabeleceu um corpo de diáconos para atender aos pobres e os doentes, sob orientação do Consistório de Genebra.[4] No século XIX floresceu instituições de diaconia permanente na Alemanha e Reino Unido.
Conforme foi publicado pela Enciclopédia Larousse, entre as igrejas tradicionas, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil[5] é o ramo de protestantismo que mais avança na identificação com os problemas da sociedade brasileira”. A Fundação Luterana de Diaconia [6] é uma grupo de trabalho que tem atuação junto a comunidades socialmente vulneráveis e comunidades empobrecidas. Cada comunidade luterana (congregação) tem na sua responsabilidade diversos projetos sociais e educacionais, por meio de contribuições dos membros, doações diversas, e parcerias com respeitadas instituições empresariais, governamentais e humanitárias.
Diakonia é uma palavra derivada do grego, usada na Bíblia, Novo Testamento, com diferentes sentidos. Algumas vezes, refere-se à ajuda material específica para pessoas em necessidade. Em outros momentos, significa o servir das mesas e, em outros ainda, se refere à distribuição de recursos financeiros.
Também na teologia contemporânea a palavra diaconia apresenta uma diversidade de conotações e representações. Para a Fundação Luterana de Diaconia, esta expressão significa "servir para mudar a vida das pessoas", no sentido de contribuir para a construção de cidadania dos menos favorecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nossa página e de uma classificação!!!

Veja postagens anteriores em Arquivos do Blogger do lado esquerdo desta página!!!

Gospel +

Bíblia on-line