Sejam bem vindos

TABERNÁCULO, TEMPLO, TEMPO DA GRAÇA …E TATUAGENS


ESTE TEXTO FOI DIVIDIDO EM 3 PARTES:



INTRODUÇÃO

Ontem eu encontrei um jovem cantor evangélico… de uma banda de “reggae gospel”. Ele e sua namorada são jovens com a sincera vontade de buscar a Deus, porém estão sofrendo influências de “fontes externas” como o yoga e seus mestres. Tudo bem que eu tive de ouvir aquelas frases tipo “mas a Bíblia não diz que somos pequenos deuses?” ou ainda “eu colho uma flor de cada jardim para formar o meu buquê.”, isso sob a justificativa de “examinai tudo e retende o que é bom”…
Eu não os conhecia, mas já estava ciente de que poderia encontrar… não fui incisivo pois Deus me enviou ali com amor. Discussões em locais impróprios podem causar impressões erradas e sei que Deus os quer pelo amor e pelo conhecimento da verdadeira palavra de Deus. Essa é uma missão que pretendo resolver mais tarde, quando eles vierem me visitar: vamos ter uma boa conversa, algumas xícaras de café e, no mínimo, duas Bíblias para citação de referências dentro do contexto exegético…
Mas uma coisa que nunca vai deixar de me impressionar é o senso de exclusividade do ser humano: é impressionante que eles julgam que foram os primeiros a me dizer as frases que transcrevi no primeiro parágrafo… e eu preferi deixar assim. Não senti autorização para ser mais contundente e deixei-os pensar que desconheço as “maravilhas” que eles tem praticado e descoberto: há de chegar o momento. Porém há algo que achei digno de urgência, pois é algo cuja recuperação além de difícil, pode ser dolorosa: as tatuagens! E nosso amado músico tem os braços cobertos por algumas delas…
Já li muitas coisas sobre tatuagens, mas ainda não vi nenhum autor abordar o assunto pela linha de analogias que o Senhor tem me apresentado: todas elas dentro da própria Bíblia. Talvez eu esteja sendo repetitivo ao abordar esse assunto mais uma vez, porém é isto que está em meu coração e espero que este estudo possa ser útil também a você jovem que tem ou está pensando em colocar uma tatuagem, ou a vocês, pais… de qualquer forma não vai custar nada que dêem uma lida.

ANTIGO TESTAMENTO

O TABERNÁCULO

Existem vários e excelentes estudos específicos sobre o Tabernáculo e tal detalhamento não é meu objetivo aqui: a intenção é explanar sobre sua função e ressaltar detalhes sobre especificações dadas pelo próprio Deus.
Sugiro a leitura prévia de Êxodo 25:1-9, de onde ressaltarei alguns versos. Antes disso gostaria de “situar” melhor (porém com brevidade) os acontecimentos relativos à construção do Tabernáculo: o povo de Deus já havia sido liberto do Egito e testemunhado diversos milagres, já haviam recebido os dez mandamentos e, naquele momento iniciava-se a confecção de leis. O povo habitava tendas no deserto (onde permaneceu por quarenta anos até poder acessar a Terra Prometida) e, conforme se vê no verso 8, a vontade de Deus era habitar entre eles: “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles".
Só que o próprio Deus falou a Moisés sobre as “especificações técnicas” da construção e ressaltou, no verso 9, que as instruções deveriam ser seguidas “à risca”. Vejam:
“Conforme a tudo o que eu mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis”.
E então Deus começou a especificar minuciosamente a “planta” da construção, os materiais específicos que deveriam ser empregados, os métodos que deveriam ser utilizados, os detalhes de cada um dos objetos que ali seriam postos, quem poderia entrar no local, como deveriam se vestir, os procedimentos adotados… foi tudo tão detalhado que inicia-se no capítulo 25 e só vai terminar no 31, com a repetição do alerta inicial:
“…e o azeite da unção, e o incenso aromático para o santuário; farão conforme a tudo que te tenho mandado.” (Êxodo 31:11).
Notem que o povo, por ser nômade, necessitava de algo móvel. Como podemos ver no capítulo 40, Deus especificou até quando e como o Tabernáculo deveria ser montado. Moisés seguiu fielmente as instruções e deu tudo certo: o Senhor ali habitou e manifestou Sua Glória.
Apenas como referência sobre a santidade do local, veja em Levítico 10:1-7 o que aconteceu a dois rapazes, filhos de Arão: Nadabe e Abiú. Eu não sei se eles estavam num momento de desvario comum aos jovens e simplesmente resolveram fazer uma espécie de brincadeira, ou se estavam querendo ser “originais”… só sei o que está escrito:
“E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o Senhor, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor.” (Levítico 10:1-2).
E aqui vai uma dica da opinião pessoal de Deus sobre o fato:
“E disse Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se.”
Isso parece triste, porém a explicação dessa atitude paterna está em Romanos 14:12: “De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”. Portanto, “senhor papai” e “senhora mamãe” que estão lendo este texto, saibam que sua responsabilidade é agir de acordo com Provérbios 22:6“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” – O que Arão poderia argumentar naquele momento?
Aos jovens, só uma recomendação: cuidado com sua “originalidade”… ela pode estar te levando para um lugar bastante desagradável.

O TEMPLO

Agora vamos dar um salto de aproximadamente quatrocentos e oitenta anos após a construção do tabernáculo. O povo já havia “firmado bases”, ou seja, não era mais nômade. Foram estabelecidos, juízes e até mesmo reis e, por que não, fazer algumas “melhorias”?
Encontraremos, em I Reis 5:13-18, o rei Salomão começando a se preparar para edificar o Templo. No capítulo 6 vemos as especificações da construção, sendo que há algo muito especial ocorrendo a partir do verso 11:
“Então veio a palavra do Senhor a Salomão, dizendo: Quanto a esta casa que tu edificas, se andares nos meus estatutos, e fizeres os meus juízos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, confirmarei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai. E habitarei no meio dos filhos de Israel, e não desampararei o meu povo de Israel.” (I Reis 6:11-13).
Notem que Deus já não foi tão específico na construção do Templo: sua única condição era a obediência irrestrita. Apesar da ostentação empregada por todo o local, o que mais importava a Deus não era aquele ouro, mas sim o comportamento de seu servo… o homem é mais importante que o “cenário”.
No capítulo 7 ainda podemos ler sobre mais objetos, adornos e melhorias que Salomão traz e executa ao Templo. No capítulo 8 vemos a dedicação do Templo e o mais importante de tudo ocorre nos versos 10 e 11:
“E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a casa do Senhor. E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor.”
O que isso indica? Que até ali, assim como ocorrera com Moisés, tudo estava correto e novamente o Senhor ali habitou e manifestou Sua Glória.
Só que o homem é um bichinho que sempre cisma de fazer as coisas do seu jeito e abandona a clara e imutável lei do Senhor. Se sustentando por sua inteligência e em suas experiências pessoais a humanidade se esquece do Criador e de Seu poder, partindo para experiências místicas, holísticas… buscando poder em outros lugares, querendo estabelecer seus próprios caminhos.
Sabem o que aconteceu ao Templo com o passar do tempo? Vejamos agora o texto de Ezequiel 8, quando Deus, através de seu Espírito, leva o profeta até Jerusalém e mostra o que estava acontecendo naquele Templo inicialmente tão belo:
“E disse-me: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Mas ainda tornarás a ver maiores abominações.” (Ezequiel 8:6)
“Então me disse: Entra, e vê as malignas abominações que eles fazem aqui. E entrei, e olhei, e eis que toda a forma de répteis, e animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede em todo o redor.” (Ezequiel 8:9-10)
Citei apenas a parte do capítulo 8 que se aplica ao presente estudo, porém sugiro que leiam o texto na íntegra e notem os tipos de coisas em que estava envolvido aquele povo: idolatria a Tamuz, adoração ao sol… coisas tão estúpidas e ao mesmo tempo tão persistentes, pois hoje em dia podemos ver pessoas idolatrando à Rainha dos Ares em tantos adesivos fixados nas traseiras dos automóveis, assim como uma busca pela “consciência” da Terra, como se na criatura fôssemos encontrar o poder do Criador… O Senhor Deus é bem claro quando diz o que fará com eles por causa disso:
“Por isso também eu os tratarei com furor; o meu olho não poupará, nem terei piedade; ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, contudo não os ouvirei.” (Ezequiel 8:18)
E de lá para cá, o que ocorreu com o povo de Israel?
Se não houvesse o pacto de aliança do Senhor com este povo (pacto sem papel nem assinatura, somente a palavra do Senhor… veja isso, senhor Rick Warren! Deus cumpre sua palavra!!!) e as profecias que não podem deixar de ser cumpridas… a situação estaria ainda pior para eles.

NOVO TESTAMENTO

O TEMPO DA GRAÇA

Eu me dei ao trabalho de pesquisar sobre o Tabernáculo e o Templo para auxiliar alguns que possam não ter pleno conhecimento do que eles realmente significaram, porém de nosso Senhor Jesus Cristo eu creio que é o tipo de assunto que, entre cristãos confessos, “dispensa apresentações”… ou você não sabe que Ele morreu na Cruz do Calvário por você?
Pois bem, na época de Jesus ainda existia o Templo… ou melhor, uma espécie de arremedo mal-feito do que deveria ser o templo: cheio de fariseus, escribas, comerciantes… algo não muito diferente de nossas atuais igrejas. E sabem o que aconteceu no exato momento da morte de Jesus?
Tá bem, ocorreram muitas coisas, mas como o objetivo desse estudo é mostrar a presença de Deus entre nós, vou me apegar apenas ao fato do véu do templo, que se rasgou em dois, de alto a baixo (segundo Mateus 27:51 e Marcos 15:38). Qual o significado dessa ação?
Simples: Deus não mais habitava naquele lugar!
…e… onde Ele foi morar?
Uai? E você não sabe que mesmo sendo Onipotente, Onisciente, Onipresente e Triuno… Deus te ama? Não sabe que Ele continua querendo habitar entre nós? Só que Ele simplificou ainda mais as coisas: Ele nos transformou no próprio Templo!
Vamos ver o que o último Apóstolo, chamado Paulo, escreveu em I Coríntios 6:19:
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”
E ainda há algo mais maravilhoso ainda, que este mesmo Paulo nos revela em Gálatas 3:26-29:
“Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.”
Isso não é fantástico?
Eu enfatizo que observem quando Paulo cita “todos vós sois um em Cristo Jesus”, ele não está falando em nenhuma doutrina absurda de consciência coletiva ou loucuras assim… isso é importante, mas não é o objetivo deste estudo e, por isso, não estenderei o assunto.
O que é mais importante aqui é o verso 29, quando somos agregados, alistados, inscritos, filiados… à descendência de Abraão, que é o Israel de Deus!! Isto nos torna herdeiros de tantas promessas que eu levaria alguns dias para enumerar e explicar, mas basicamente nos torna também obrigados a “andar na linha”… e é isso que muita gente tem deixado de lado, né?

TATUAGENS

Voltando ao caso que citei no início, do meu amigo cantor tatuado… eu nem reparei no que estava escrito ou desenhado em seus braços… aliás, isso não importa mesmo! Pode ser o que for, parece que as pessoas tem uma ânsia inexplicável de quebrar as leis do Senhor!
Mesmo que você tatue “Jesus” ou até um verso bíblico no seu braço, saiba que isto está errado, pois nossa relação com nosso Senhor e Salvador não é de escravidão, porém de amor e obediência. Por isso você não precisa ser “marcado” nem para mostrar sua lealdade e nem por qualquer outro motivo. E você pode me questionar: mas isso é desobediência?
E eu respondo com um pedido: leia I Coríntios 3:16-17 e verá:
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.”
Leu? Agora vamos recapitular este estudo desde o início…
Por que uma tatuagem?
Para ser “exclusivo”? Por vaidade? Vejam o que aconteceu aos filhos de Arão…
Para ser bonito? Será que o seu conceito de beleza agrada a Deus? Veja as imagens que estavam pintadas nas paredes do Templo… eram justamente o tipo de coisas que estão em nossas tatuagens de hoje: répteis (cobras, lagartos…) e animais abomináveis (escorpiões, corujas, morcegos…). Isso quando a tatuagem não tem logo o desenho de uma caveira, de um demônio ou de um ídolo.
Uma coisa é certa: ter a pele ferida para que nela fiquem marcadas cicatrizes coloridas definitivamente não é belo… isto também não é algo que possa ser considerado como “construtivo”, logo é um processo destrutivo, sendo então enquadrado no último texto bíblico lido.
Em Levítico 19:28 lemos: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.” Alguns citam este verso como o argumento definitivo contra as tatuagens, mas eu mesmo ainda não o compreendi em sua plenitude, pois faz parte da repetição de diversas leis.
Agora pense bem… ter uma tatuagem é a vontade de Deus claramente expressa em sua vida ou a sua vontade e vaidade próprias sendo satisfeitas, sem sequer dar atenção ao que está escrito na palavra?
Você pode dizer: “Ah, mas meus amigos colocaram…” ou “Meu cantor gospel favorito também tem uma!”
E aí eu repito o que já apareceu anteriormente neste estudo: “cada um de nós dará contas de si mesmo”. E aproveito para acrescentar “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4).
E ainda aproveito para te aconselhar que largue desses amigos, pois está escrito:
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.” (I Coríntios 15:33-34)
“Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.” (I Coríntios 5:11-13).
Quanto ao cantor que você pode estar imitando, será que ele está mesmo seguindo ao verdadeiro Deus? Veja que II Coríntios 11:14-15 diz:
“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.”
Viu? Eles se disfarçam de ministros da justiça, apóstolos, bispos, pastores, generais do exército do altíssimo, cantores famosos… você só cai se quiser!
E você dirá: “mas eu fiz a tatuagem antes de me converter!”
Ótimo, então vá até algum lugar competente para desfazê-la! Existem métodos tão eficazes atualmente que, dependendo do tipo de tatuagem feita, quase não deixam seqüelas… que orgulho há em ostentar um sinal de desobediência de quando ainda era pecador?
E agora, as notícias mais chocantes de todo o meu estudo, que são o motivo de eu ter escrito tanta coisa. São três importantes versos bíblicos:
“E, se alguma pessoa pecar e fizer contra algum de todos os mandamentos do Senhor aquilo que se não deve fazer, ainda que o não soubesse, contudo, será culpada e levará a sua iniqüidade.” (Levítico 5:17)
“Porque para com Deus não há acepção de pessoas. Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados.” (Romanos 2:11-12)
“Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.” (Hebreus 3:12-13)
Logo, a partir de agora, que você já leu até aqui e tem pleno conhecimento de que as tatuagens são um erro, torna-se responsável não apenas por si próprio, mas também pela exortação a outros irmãos que possam estar pensando em fazer tal tolice, pois, de todas as atitudes questionáveis que um ser humano pode tomar, fazer uma marca em si mesmo é uma das que mereceria a maior consideração prévia.
Sim! É algo muito importante, pois será um símbolo a ser ostentado pelo resto da vida! Alguém que use drogas, por exemplo, se não for um uso prolongado, não haverá seqüelas (notem que não estou considerando o fator pecado).
Alguém que roube, se resolver para, não permanecerá com um adesivo na testa… e da mesma forma os glutões, os bebedores, os adúlteros, os lascivos, os assassinos… imaginem outras ações possíveis, pois, na maioria delas, é só parar e pronto! (Repito, não estou considerando o fator pecado nem as muitas possibilidades como doenças, prisão, divórcio…) Se a pessoa comete qualquer ação uma, duas… dez vezes e pára, acabou: só tem a memória para recorrer.
Agora vamos passar a considerar o fator pecado. Supondo que alguém que executava alguma das ações anteriores aceite a Cristo, se arrependa e confesse sua atitude: o que sobra? Nada!
Voltemos à situação de desconsiderar o pecado em relação agora às marcas no corpo… mesmo que seja apenas uma primeira "vez"inha só, em seu corpo estará uma marca que, no mínimo, vai dar trabalho pra tirar… e geralmente em um local visível…
E, olhem que coisa realmente incômoda: mesmo que essa pessoa aceite a Cristo, se arrependa, confesse seus pecados e seja perdoado, aquele troço vai ficar ali… e aí surge de vez em quando um chato como eu, que mesmo sem pretender faz o papel de acusador e relembra da besteira que a pessoa fez um dia! Mas a pessoa já foi perdoada!!!
Eu sei o que é ser incomodado por ter de suportar sempre os mesmos comentários sem graça em relação à minha altura excessiva, o que não foi algo voluntário, mas a cada vez que alguém chega com as velhas frases chavão, eu já fico de mal humor. Imagina alguém com uma tatuagem?!?
Por isso eu peço perdão do fundo do meu coração por ficar tocando em um assunto tão chato, mas também aproveito para conclamar os jovens cristãos que ainda não fizeram tal besteira a pensar com muito cuidado e, se possível, evitar marcar seu corpo. A vaidade não leva a lugar nenhum!

CONCLUSÃO

Admito que não imaginava a repercussão desse estudo quando o escrevi, porém me alegro no Senhor pelas discussões que ele proporcionou, pois nelas foram criadas oportunidades para um maior aprofundamento no estudo da Bíblia. Falo isso porque o estudo foi tema de conversas posteriores com minha esposa, com um pastor amigo e de uma discussão bastante interessante em um fórum da internet.
Um jovem, após ler este estudo, apresentou sua refutação a meus argumentos citando Apocalipse 3:12:
“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome.”
e Apocalipse 19:16:
“No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.”
Abaixo apresento um trecho de sua primeira mensagem:
Acha que a Deus importa sua aparência? Ou o que vai no seu coração?? Pelos versículos acima, o problema vai ser não tatuar. Onde Deus vai escrever tudo aquilo? Vai ter que escrever, por exemplo (atenção exemplo!!!!) Jeová, Nova Jerusalém, Emanuel… e ainda na coxa rei dos reis ,senhor dos senhores!
Quanto ao versículo do velho testamento,marcas e cortes, se referem às marcas e cortes por RITUAIS!!! Não é nada de estético!! Você desenhar o exú-caveira, ou Lilith (como eu conheço vários) é uma coisa, ou você ter as marcas sagradas de candomblé,nos ombros,cabeça,pernas (aquelas cicatrizes parecidas com risquinhos) aí sim, você estará no pecado. Mas piercing, brincos, tatuagens, não…
O problema é a padronização que conduz ao mesmismo e a estagnação,alias é mais fácil dominar pelo medo,do que conduzir com amor,não é!!
Veja isto — Gálatas 6:17 — “Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus.” Se você não conhecesse esta pessoa, e visse as marcas ,que diria?
Achei muito válida esta interação, pois mostra como as pessoas podem usar a Bíblia para justificar algo, mesmo que sem uma pesquisa exegética satisfatória.
Começando pelo que está escrito em Gálatas 6:17, onde o apóstolo Paulo não está se referindo a tatuagens nem a marcas que ocorreram por vontade própria, porém aos ferimentos decorrentes dos momentos em que esteve preso, foi torturado e até fervido em óleo por não se negar a fazer a obra de Jesus! Por isso o nome dado… Mas me espanto ao ver que esse menino pensou que Paulo ficou fazendo “marcas de Jesus” em si mesmo… será possível?
Interpretação mais confusa ainda é a que ele apresenta para os trechos do livro de Apocalipse. Esse é o único livro da Bíblia que foi “escrito no futuro”! Seu texto tem, em grande parte, simbologias que merecem estudo meticuloso.
Por exemplo, quando se fala sobre a coxa direita de Jesus Cristo, não é uma implicação direta de que ali haverá uma suposta tatuagem. Se formos pesquisar especificamente na Bíblia sobre a parte “coxa direita” encontraremos diversas passagens (Gênesis 24, Gênesis 47, Êxodo 29:22, Levítico 7:32, Levítico 9:21) onde nota-se que essa é uma referência da cultura judaica à ascendência hierárquica, à soberania e até mesmo à virilidade. Logo, podemos perceber que esse fato mencionado em Apocalipse 19:16 quer dizer que Jesus virá como soberano e não como servo, impressão esta reforçada pelo uso do manto.
Apocalipse 3:12 é uma passagem claramente figurativa, ou seja, há um grande simbolismo nas palavras empregadas, ou será que o garoto acredita que a alguém será transformado em uma coluna arquitetônica? Isso serve para mostrar o grau de deturpação que vem sendo implantado em nossas igrejas e divulgado como “evangelho para os jovens”… diante de minhas respostas, novamente o jovem manifestou sua “razão” e continuou contestando tanto meu estudo quanto, dessa vez, a própria palavra de Deus. Vejamos o texto na íntegra:
Hummm, parece que você tem fundamentado algo ,que mesmo a luz do bom senso, será imutável, mas vamos lá!
Hoje existe como tirar tatuagens, e algumas com 100% de ausência de cicatrizes! Interessante você dizer que são coisas literais, mas também são as proibições referentes a marcas no corpo literais?
“Pelos mortos não dareis em vós golpes ou marcas” Já viu alguém dar golpes pelos mortos,ou marcas?? Sim em candomblé se faz as marcas pelos guias, supostos espíritos. Fazem-se marcas de pontos,flechas,arcos,letras estranhas…
Mas uma tatuagem, muitas vezes bela, não tem sempre significado esotérico ou religioso.
E este negócio de dizer que Jesus não terá sua tatuagem na coxa,.. “e eis que todo olho o verá e ele virá na glória” ele vai estar presente, fisicamente. Por isso todo olho o verá, ímpio ou não. E ele estará tatuado na coxa, podendo até ser significativo de sua autoridade,mas isto não mudará o fato.
Sinto aqui o famoso (e por mim,atroz) excesso de zelo, como o cabelo comprido, terno, saia,etc. Coisa de tão tola, que já é motivo de chacota até na novela, com o personagem Creusa.
Deus enxerga o que está no nosso coração,não nas roupas,tatuagens,etc.
Argumento bíblico
Mateus 5:8 — Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
Mateus 15:8 — Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. (lembre-se que aqui os sacerdotes judaicos estavam todos paramentados)
E esta, caro Lord Noturno, é a pedra nas ambições daqueles que dominam como lobos e não pastores sobre os seus, que põem regulamentos e restrições sobre seu rebanho, pelas suas aspirações e de alguns retrógrados que se escandalizam com a alegria de viver para Cristo em coração e ação e não por vestes e túmulos caiados.
2 Coríntios 5:12 — Não nos recomendamos outra vez a vós, mas damo-vos ocasião de vos gloriardes por nossa causa, a fim de que tenhais resposta para os que se gloriam na aparência, e não no coração.(fala sério,matou a pau,não?)
Por favor , responda com seus argumentos e não com coisas batidas tipo “tudo me é licito,mas nem tudo me convém”…esta já esta batida demais!
Deus te guie!
Fiquei bastante impressionado com o sarcasmo e com a convicção que podemos encontrar aqui… esse é um jovem cristão? Comecei a achar que não… mas de qualquer maneira essa resposta serviu para resolver meu problema de compreensão de Levítico 19:28, pois só então eu percebi o modo como foi escrito: em duas partes! Vejamos:
Parte 1“Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne” – A explicação do menino é extremamente pertinente e me pareceu que ele conhece muito bem o assunto… até bem demais! Mas vejamos que há então uma pontuação muito importante depois desta primeira frase: um “ponto e vírgula”, que, segundo as regras da gramática da língua portuguesa (que é a que nós falamos e é a língua para qual tal texto foi traduzido do original hebraico) serve para “indicar uma pausa mais forte que a da vírgula e menos que a do ponto final” (segundo o Aurélio e concordando com o Houaiss). Logo indica uma troca de tópicos, uma continuação do texto, porém com outro item.
Parte 2“nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.” – Genial!! Isso é uma ordem direta e independente da primeira parte que reafirma claramente que marca alguma será aceita sobre os verdadeiros servos do Senhor! E é algo tão importante que o Senhor sela tais afirmações com uma frase de atenção, que deve inspirar o temor de seus servos: “Eu sou o Senhor!” Depois de tantos anos sem entender claramente esse verso, vejo que “os antigos” estavam corretos: nada justifica a colocação de tatuagens!
Aí nosso rebelde de plantão reafirma sua interpretação pessoal do Apocalipse (ele deve andar lendo Ana Méndez…).
Para iniciar aqui uma explicação a tal questionamento, vou citar um verso complementar apenas como exemplo, que está em Apocalipse 12:1 — “E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.”
Note que tal visão é puramente simbólica, que esta suposta mulher representa Israel para alguns estudiosos mais profundos que eu, mas que certamente tal aparição não tem significado algum em si mesma. O jovem afirma que “todo o olho verá…” e eu concordo e dou glórias a Deus por isso, mas transformar a simbologia de outros sinais descritos (a prostituta assentada sobre as muitas águas, a besta com sete cabeças e dez chifres… os símbolos judaicos de uma forma geral) em algo literal é quase que esperar para ver um filme de “Ultraman”, com monstros saindo do mar e gigantes descomunais. Notem que eu não duvido do mover que ocorre no mundo espiritual em momento algum, mas que há excelentes explicações possíveis para tais simbolismos, isso há! Mesmo que sejam discordantes entre si, ainda não vi nenhuma sobre os fatos que ressaltei… sugiro a leitura de bons livros de escatologia para uma melhor compreensão, pois este não é o objetivo do presente texto.
Em seguida ele apresenta um aspecto “sensitivo”, querendo me enquadrar entre os fariseus que crêem na forma e não no conteúdo… e dá horrivelmente com seus os burros n’água.
Mas o que impressionou foram os termos que ele utiliza em referência aos cristãos que tem maior zelo pelo modo de se vestir, vejam: ele considera tal zelo como “atroz”, “tolo” e vai ainda mais longe, querendo me dar os títulos de “lobo”, “retrógrado” e, finalmente “túmulo caiado”… irmãos, esse é um exemplo dos jovens cristãos de hoje?!?
Disso tudo, só pude ter uma certeza: ele assiste novelas da Rede Globo…
Mas, contra todas essas acusações eu não preciso me defender, pois não fui eu o autor dos textos a que me refiro… pedi que ele fosse falar com “um tal” Moisés e um outro “tal” apóstolo Paulo e os chamasse de lobos, retrógrados e tudo o mais que ele quisesse. Eu não mandei, mas seria legal ele ir reclamar diretamente com o chefe desses dois também, não é?
Quanto a citação de II Coríntios 5:12 eu não preciso sequer me preocupar, pois, conforme o linguajar utilizado pelo jovem, ela realmente “matou a pau”, pois incluiu qualquer um que se glorie na aparência ao invés de se gloriarem no coração… logo, incluiu os vaidosos e suas tatuagens também!
Agora eu gostaria de voltar até a primeira frase da segunda carta e vou até repeti-la: “parece que você tem fundamentado algo ,que mesmo a luz do bom senso, será imutável”… e complementar então com o penúltimo parágrafo: “Por favor , responda com seus argumentos e não com coisas batidas tipo “tudo me é licito,mas nem tudo me convém”…esta já esta batida demais!”
Ele tem a coragem de dizer que a palavra de Deus está “batida demais”!?! Ele quer “meus argumentos”!!! Vejam que esse é um ótimo retrato do que grande parte desse “povo que pensa que é de Deus” anda buscando: novidades! Eles querem “sair do mesmismo”, mas parece que esquecem importantes partes da Bíblia:
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça." (II Timóteo 3:16)
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4:12)
"Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar." (Mateus 24:35)
“Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” (Mateus 5:18)
E o trecho mais lindo, que me deixa em paz sobre a verdade bíblica e cuja interpretação é literal, mesmo sendo parte do Apocalipse:
“Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro. Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!” (Apocalipse 22: 18-20)
Logo eu sou obrigado a admitir que não estou sendo criativo, não estou sendo exclusivo e, “que pena”, não estou nem usando minhas próprias palavras… estou copiando tudo! Mas vocês não têm idéia do quanto eu me orgulho disso!
Concluo afirmando que é muito mais difícil seguir a vontade de Deus ao estudar a Bíblia e adaptar nossa vida a ela, do que tentar justificar uma atitude néscia distorcendo a verdade bíblica de acordo com nossa vontade.
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação de vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)
O presente estudo continua válido e atual. Leia o testemunho de um tatuador profissional sobre o assunto em: Cristão com Caso Complicado.

O que diz a Bíblia a respeito de tatuagens e piercings?

Pergunta: "O que diz a Bíblia a respeito de tatuagens e piercings?"

Resposta:
A lei do Velho Testamento ordenou aos israelitas: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor” (Levítico 19:28). Portanto, apesar de não estarem os crentes sob a lei do Velho Testamento nos dias de hoje (Romanos 10:4; Gálatas 3:23-25; Efésios 2:15), o fato de ter havido um uma ordem contra tatuagens deveria nos fazer pensar sobre a questão. O Novo Testamento não faz menção sobre os crentes fazerem ou não tatuagem.

Em relação às tatuagens e piercings, um bom teste é determinar se podemos ou não, com honestidade e sã consciência, pedir a Deus que abençoe e use esta atividade particular para Seus bons propósitos. “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (I Coríntios 10:31). A Bíblia não se coloca condenando tatuagens ou piercings, mas também não nos dá razão alguma para crermos que Deus nos deixaria fazê-los.

Outra questão a considerar é o recato. A Bíblia nos instrui ao recato no vestir (I Timóteo 2:9). Um aspecto do vestir recatadamente é nos certificarmos de que cada parte que precisa ser coberta com roupas está adequadamente vestida. Entretanto, o significado essencial do recato é não chamar atenção para si mesmo. As pessoas que se vestem com recato o fazem de maneira tal que jamais chamam atenção para si mesmas. Tatuagens e piercings, com certeza, são chamativos. Neste sentido, as tatuagens e piercings não são recatados.

Um princípio importante das escrituras a respeito de casos sobre os quais a Bíblia não lida especificamente é que, se há dúvidas se isto agrada ou não a Deus, então é melhor não fazê-lo. “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado” (Romanos 14:23). Precisamos ter em mente que nossos corpos, assim como nossas almas, foram redimidos e pertencem a Deus. Apesar de não se aplicar diretamente a tatuagens e piercings, I Coríntios 6:19-20 nos dá um princípio: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” Esta grande verdade deve sempre pesar no que fazemos e até onde podemos ir em relação a nossos corpos. Se nossos corpos pertencem a Deus, deveremos sempre nos certificar de que temos Sua clara “permissão” antes de neles deixarmos “marcas” com tatuagens e piercings.

Equipando as famílias para enfrentar novos desafios



Deus tem um plano imutável para a família. Culturas vêm e vão. Levantam-se edifícios e os derrubam, mas a família permanece firme.

Hoje, há muitos que acreditam que a família é uma instituição falida, definindo-a segundo os padrões mundanos. A verdade é que o plano de Deus para a família continua sendo o mesmo e igualmente para o século XXI.

A família precisa de mudança. As famílias enfrentaram desafios desconhecidos no passado. Televisão e Internet têm trazido influências externas para dentro da nossa sala. A inocência das crianças está sob ataque assim como o cenário de violência que eles têm presenciado durante a vida.
Hoje, o medo de uma criança em perder o dinheiro do lanche na escola tem sido substituído pelo terror dos colegas de classe ser alvos de tiros.

O tempo de qualidade da família é um bem precioso. Agendas individuais são comuns e tornam raro o tempo livre da família. Outrora faziam as refeições juntos, agora passa a ser propositalmente planejada. Todos os dias mais compromissos são acrescentados e aquele que era para ser o único é encarado como cuidado familiar e alterna cuidado com o tempo e a agenda. Ficaríamos admirados em saber que hoje os pais sentem que desperdiçam tempo enquanto estão no banho?

Em geral, a maioria dos pais confirma que deseja ser bem sucedido com relação à paternidade, mas sentem que eles não o fazem. A questão entre a demanda da vida e o desejo deles de ter uma família saudável, muitas vezes pode oprimir o casal e dividir os pais com um constante sentimento de culpa e fracasso.
Sabemos das pressões que enfrentam e do desejo de ter um casamento e uma família saudável. Nós queremos ajudá-los. Famílias estão sendo habilitadas.

O MMI é um ministério que providencia ferramentas para fortalecer seu casamento e a sua família. Oferecemos cursos em 96 países que ensinam os princípios bíblicos que podem transformar o seu casamento e a sua família. Oferecemos também livros para encorajar e desafiar vocês. O nosso desejo é que vocês sejam bem sucedidos.
Não há como ficar livre das pressões externas contra a família, mas você pode ter paz em meio às tempestades. Você não pode isolar seus filhos do mundo ou colocá-los em uma redoma de vidro, porém, pode ensiná-los como permanecer firmes no Senhor Jesus e superar as influências do mundo.

Vocês não estão sozinhos. Nós estamos aqui para ajudá-los.


Mike e Marilyn Phillips

Famílias de Fé


A sua família edifica a Fé de forma que possa enfrentar o impossível?
Mike e Marilyn Phillipps
Por muitos anos nós vimos a Igreja crescer em fé em várias áreas. A Fé é, cada vez mais, objeto de pregações e colocada em prática. A cura física, a prosperidade, a libertação e a cura interior, são todas áreas nas quais vemos a fé crescer no coração daqueles que crêem, contudo o casamento e a família parecem permanecer os últimos da lista. Muitas vezes nós vemos casais atendendo a um apelo, onde são orientados para tão somente crerem em Deus e então verem a mudança em seu casamento. Porém como eles podem fazê-lo diante do impossível?

Se os apelos para a cura física fossem ministrados da mesma maneira que são ministrados os apelos para a cura na família e no casamento poucos teriam fé para receber a curar de seus corpos. A dúvida e a incredulidade permeiam o entendimento da igreja quando se trata da família e do casamento. O livre arbítrio é indicado como a principal razão pela qual um cônjuge não acredita na mudança do outro.

Quase sempre os conselheiros baseiam-se muito mais em suas próprias experiências ou na de suas famílias na compreensão dos problemas no casamento e na família do que naquilo que Deus diz a esse respeito. Os casais têm sua esperança roubada, os pais não são fortalecidos em sua fé, e é dito aos filhos menores que a separação de sua família fará com que as coisas melhorem. Se a fé é o que traz esperança, como ela pode se desenvolver numa atmosfera sem esperança?

Há falta de fé em nossas famílias hoje?
Freqüentemente, quando um casal chega ao ponto de uma separação ou divórcio, é dito àquele que deseja se reconciliar que nada pode ser feito. “São necessários os dois para que o casamento seja curado”. Se um cônjuge não quer permanecer, é praticamente certo que será dito ao que deseja a reconciliação para deixá-lo livre e seguir adiante com sua vida.

Se o mesmo conselho fosse dado às pessoas que acabaram de receber o diagnóstico de uma doença crônica, haveria qualquer esperança para a cura física? Não, os apelos para a cura física são feitos logo após a pregação da palavra e depois de testemunhos que fortalecem a fé dos ouvintes, tornando-os aptos a buscarem seus próprios milagres. Porque não acontece o mesmo com problemas no casamento e na família?

As Escrituras nos dizem muitas coisas sobre a fé. Nós sabemos que sem ela é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Nós sabemos que até mesmo Jesus foi impedido no seu ministério terreno, devido à falta de fé entre os que o rodeavam (Mateus 13:58). E as escrituras nos colocam uma importante questão, “…quando vier o filho do homem, achará porventura fé na terra?” (Lucas 18:8). Achará Ele fé no casamento e na família?

A Fé começa em nosso contexto familiar
Nós não podemos continuar falando sobre fé no corpo de Cristo desprezando o casamento e a família. Todas as nossas questões de vida têm sua origem no lar. Deus quer que nós aprendamos o que ele ensina sobre casamento e família. Nós temos que primeiro aprender como exercitar a fé no contexto de nossas famílias. Muitas vezes parece muito mais fácil ter fé por outros do que por aqueles que nós conhecemos e nos conhecem muito bem. È muito mais fácil ter fé em coisas que estão fora do nosso contexto de família. Entretanto, Deus quer que nossa fé comece em nossas famílias!

Crescer e amadurecer juntos em fé por nossas famílias implica em fixar nossa visão nas promessas de Deus para além das circunstâncias. Fé em nossa família significa:
• Aprender qual é a visão de fé de Deus para o nosso cônjuge e filhos.
• Descobrir quais dons Deus colocou em cada um de nós e aprender a desenvolvê-los.
• Descobrir cedo na vida de nossos filhos qual o plano de Deus para eles e cooperar para que ele se realize na vida deles.
• Arrepender-se dos anos passados de quando não sabíamos o que agora conhecemos.
• Confiar em Deus em cada novo dia e crer que Ele está cuidando de cada membro da família.
Nossas famílias propiciam a melhor escola de fé que podemos esperar. A família é a arena onde nossos corações são mais testados e onde podemos ver o que ainda reside em nós. Talvez possamos sorrir superficialmente algumas horas por semana na igreja, mas aqueles que vivem em nosso lar conhecem quem realmente somos. Que melhor lugar poderíamos ter para, em honestidade, começar a edificar a fé?
Andar em fé é um processo para a vida toda. Toda família tem desafios. Que cada desafio enfrentado seja um incentivo a nos fortalecer na palavra de Deus e a crer ainda mais nas promessas de Jesus. Que possamos aprender a ser honestos em nossas famílias e a nos apoiar, em unidade, diante das tempestades da vida!
O inimigo busca nos dividir e conquistar nossas famílias, mas Jesus pagou o preço de nossa vitória.

Verdade ou Mentira


10 Mentiras que conduzem ao divórcio - 10 Verdades que o previne.


01
Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.

02
Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.

03
Mentira: Eu posso trocar meu cônjuge.
Verdade: Você pode trocar de parceiro somente na dança.

04
Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento.
Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.

05
Mentira: Eu perdi aquele amor por você, e assim vai...
Verdade: Aquele amor por você pode ser restaurado.

06
Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

07
Mentira: Não posso mudar - sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

08
Mentira: Tem sido apenas um caso. Vamos nos divorciar.
Verdade: Casos são sérios e prejudiciais, mas nada além da restauração e da reconciliação.

09
Mentira: Não importa o que eu faço; Deus me perdoa.
Verdade: Receba a graça de Deus com o coração arrependido.

10
Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.

Extraído e adaptado com permissão de Divorce Proofing Your Marriage.

Alem das aparências


Antônio, um pai de família, um certo dia, quando voltava do trabalho dirigindo num trânsito bastante pesado, deparou-se com um senhor que dirigia apressadamente vinha cortando todo o mundo e, quando se aproximou do carro de Antônio, deu-lhe uma tremenda fechada, já que precisava atravessar para a outra pista. Naquela hora, a vontade de Antônio foi de impedir sua passagem, mas logo pensou:

- Coitado! Se ele está tão nervoso e apressado assim... Vai ver que está com um problema sério e precisando chegar logo ao seu destino.

Pensando assim, foi diminuindo a marcha e o deixou passar. Chegando em casa, Antônio recebeu a notícia de que seu filho de três anos havia sofrido um grave acidente e fora levado ao hospital.

Imediatamente seguiu para lá e, quando chegou, sua esposa veio ao seu encontro e o tranqüilizou dizendo:

- Graças a Deus está tudo bem, pois o médico chegou a tempo para socorrer nosso filho. Ele já está fora de perigo. Antonio, aliviado, pediu que sua esposa o levasse até o médico para agradecê-lo.

Qual não foi sua surpresa quando percebeu que o médico era aquele senhor apressado para o qual ele havia dado passagem! "Procure ver as pessoas além das aparências". Imagine que por trás de uma atitude, existe uma história, um motivo que leva a pessoa a agir de determinada forma. Pense nisso!

Autor: desconhecido

Mãos da Esperança

Durante o pré-natal da mãe,foi diagnosticado que o feto tinha a coluna vertebral fissurada e não sobreviveria se não fosse operado ainda no útero de sua mãe.
Tinha apenas 21 semanas.
Julie Armas, a mãe do pequeno Samuel, enfermeira obstetra em Atlanta ficou sabendo que o médico Dr. Joseph Bruner, que clinica no Vanderbilt University Medical Center em Nashville, poderia realizar esse tipo de procedimento cirúrgico de elevado risco em seu bebê.
Assim, procurado pelos pais do bebê, o Dr. Bruner realizou a delicada cirurgia. Durante o procedimento, o médico retirou o útero do abdomem da mãe e fez uma pequena incisão para poder operar o bebê.
Quando Dr. Bruner estava terminando a cirurgia, o bebê surpreendentemente estendeu sua pequenina mão pela incisão uterina ainda aberta e agarrou a mão do cirurgião com firmeza.



Um fotógrafo capturou esse acontecimento impressionante com perfeita nitidez.
Os editores nomearam a foto como "Mão da Esperança".
O texto a seguir, conforme publicado, explica as fotos: "A pequena mão do feto de 21 semanas, Samuel Alexanders Armas, emerge do útero de sua mãe para agarrar o dedo do Dr. Joseph Bruner como se estivesse agradecendo ao médico pela sua vida."






A mãe do pequeno Samuel diz que eles "choraram por dias" quando viram a foto.
Samuel nasceu com perfeita saúde no dia 2/12/1999.
A operação foi 100% bem sucedida.
Acima as fotos do ato cirúrgico e abaixo da criança alguns meses depois!








NADA É POR ACASO…então nunca desista!!!

Cuidado com as palavras...

Cuidado com as palavras...

Lennon, alguns anos depois de dar uma entrevista
a uma revista americana, disse:




"O Cristianismo vai se acabar, vai se encolher,
desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso.
Eu estou certo. Jesus era legal,
mas suas disciplinas são muito simples.
Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo. (1966)".

Depois de ter dito
que os Beatles
estavam mais famosos que Jesus Cristo,
recebeu cinco tiros de seu próprio fã.



Na ocasião da campanha presidencial,
Tancredo Neves disse que se tivesse 500 votos
do seu partido (PDS),
nem Deus o tiraria da presidência da república.

Os votos ele conseguiu,
mas o trono lhe foi tirado um dia
antes de tomar posse.




No ano de 1990,
quando houve uma outra campanha presidencial,
Brizola disse que aceitava até o apoio do demônio
para se tornar presidente.

A campanha, quando acabou,
apontou Collor como presidente
e não mostrou Brizola
nem em segundo lugar.




Em um show no Canecão (Rio de Janeiro),
Cazuza deu um trago em um cigarro de maconha,
soltou a fumaça para cima e disse:
"Deus, essa é para você!".

Nem precisa falar
em qual situação
morreu esse homem.




Na ocasião em que foi construído o NAVIO TITANIC, apontaram-no como o maior navio de passageiros da época.
No dia de entrar em alto-mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para o construtor:
"O que o senhor tem a dizer para a imprensa,
concernente a segurança do seu navio?".
O homem, com um tom irônico, disse:
"Minha filha, nem se Deus quiser
Ele tomba o meu navio."
O resultado foi o maior naufrágio
de um navio de
passageiros no mundo.




Marilyn Monroe foi visitada por Billy Graham
durante a apresentação de um show.
Ele, um pregador do Evangelho,
queria falar sobre Deus a Marilyn.

Porém, ela, depois de ouvir
a mensagem do Evangelho,
disse:
"Não preciso do seu Jesus."

Uma semana depois
foi encontrada morta
em seu apartamento.




Bom Scote, ex-vocalista do conjunto AC/DC,
cantava no ano de 1979 uma música com a seguinte frase:

"Don´t stop me.
I´m going down all the way,
on the high way to hell."
(Não me impeça...
Vou seguir o caminho até o fim,
na auto-estrada para o inferno).

No dia 19 de fevereiro de 1980,
Ele foi encontrado morto,
asfixiado pelo próprio vômito.

Muitos outros homens importantes também se esqueceram que a nenhum outro nome foi dada tanta autoridade como a que há no nome de

JESUS!

Não esqueça disso:
Muitos morreram,
mas somente um ressuscitou:
JESUS!

Um grito de dor e lamento

A ternura de um passarinho e a dor de uma perda...

Aconteceu numa praça, no Japão.
Não se sabe como o pássaro morreu.
Ele estava ali no asfalto, inerte, sem vida. Seria um fato corriqueiro,
mas o fotógrafo fez a grande diferença.





A Solidariedade

Segundo o relato do fotógrafo, uma outra ave permanecia próxima àquele corpo sem vida
e ficara ali durante horas. Chamando pelo companheiro, ela pulava de galho em galho,
sem temer os que se aproximavam, inclusive sem temer ao fotógrafo
que se colocava bem próximo.





A Solicitação

Ela cantou num tom triste. Ela voou até o corpinho inerte, posou como querendo levantá-lo
e alçou vôo até um jardim próximo. O fotógrafo entendeu o que ela pedia e, assim,
foi até o meio da rua, retirou a ave morta e a colocou no canteiro indicado.
Só então a ave solidária levantou vôo e, atrás dela, todo o bando.





A Despedida.

As fotos traduzem a seqüência dos fatos e a beleza de sentimentos no reino animal.





Uma Questão de Amor e Carinho.

Segundo o relato de testemunhas, dezenas de aves, antes de partirem,
sobrevoaram o corpinho do companheiro morto.
As fotos mostram quanta verdade existiu
naquele momento de dor e respeito.






Aquela ave que fez toda a cerimônia de despedida, quando o bando já ia alto,
inesperadamente voltou ao corpo inerte no chão e, num grito de não aceitação da morte,
tenta novamente chamar o companheiro à vida.
Desesperada, mas com amor
e carinho, ela se despede do companheiro, revelando o seu sentimento de dor.




Mas, agora, me respondam: Serão os animais realmente os irracionais?
Autor desconhecido

Um casamento feliz...





Naquela noite,enquanto minha esposa servia o jantar, eu segurei sua mão e
disse: "Tenho algo importante para te dizer". Ela se sentou e jantou sem
dizer uma palavra. Pude ver sofrimento em seus olhos.

De repente, eu também fiquei sem palavras. No entanto, eu tinha que dizer
a ela o que estava pensando.Eu queria o divórcio. E abordei o assunto
calmamente.

Ela não parecia irritada pelas minhas palavras e simplesmente perguntou
em
voz baixa: "Porquê?"
Eu evitei respondê-la, o que a deixou muito brava. Ela jogou os talheres
longe e gritou "você não é homem!" Naquela noite, nós não conversamos
mais. Pude ouví-la chorando. Eu sabia que ela queria um motivo para o fim
do nosso casamento. Mas eu não tinha uma resposta satisfatória para esta
pergunta. O meu coração não pertencia a ela mais e sim a Jane. Eu
simplesmente não a amava mais, sentia pena dela.
Me sentindo muito culpado, rascunhei um acordo de divórcio, deixando para
ela a casa, nosso carro e 30% das ações da minha empresa.

Ela tomou o papel da minha mão e o rasgou violentamente. A mulher com
quem vivi pelos últimos 10 anos se tornou uma estranha para mim. Eu fiquei
com dó deste desperdício de tempo e energia mas eu não voltaria atrás do
que disse, pois amava a Jane profundamente. Finalmente ela começou a
chorar alto na minha frente, o que já era esperado. Eu me senti libertado
enquanto ela chorava. A minha obsessão por divórcio nas últimas semanas
finalmente se materializava e o fim estava mais perto agora.

No dia seguinte, eu cheguei em casa tarde e a encontrei sentada na
mesa escrevendo. Eu não jantei, fui direto para a cama e dormi
imediatamente,pois estava cansado depois de ter passado o dia com a Jane.


Quando acordei no meio da noite, ela ainda estava sentada à mesa,
escrevendo. Eu a ignorei e volteia dormir.

Na manhã seguinte, ela me apresentou suas condições: ela não queria
nada meu, mas pedia um mês de prazo para conceder o divórcio. Ela pediu
que durante os próximos 30 dias a gente tentasse viver juntos de forma
mais natural possivel. As suas razões eram simples: o nosso filho faria
seus exames no próximo mês e precisava de um ambiente propício para
prepar-se bem,sem os problemas de ter que lidar com o rompimento de seus
pais.

Isso me pareceu razoável, mas ela acrescentou algo mais. Ela me lembrou do
momento em que eu a carreguei para dentro da nossa casa no dia em que nos
casamos e me pediu que durante os próximos 30 dias eu a carregasse para
fora da casa todas as manhãs. Eu então percebi que ela estava
completamente louca mas aceitei sua proposta para não tornar meus próximos
dias ainda mais intoleráveis.

Eu contei para a Jane sobre o pedido da minha esposa e ela riu muito
e achou a idéia totalmente absurda. "Ela pensa que impondo condições assim
vai mudar alguma coisa; melhor ela encarar a situação e aceitar
o divórcio", disse Jane em tom de gozação.

Minha esposa e eu não tínhamos nenhum contato físico havia muito tempo,
então quando eu a carreguei para fora da casa no primeiro dia, foi
totalmente estranho. Nosso filho nos aplaudiu dizendo "O papai está
carregando a mamãe no colo!" Suas palavras me causaram constrangimento. Do
quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa, eu devo ter
caminhado uns 10 metros carregando minha esposa no colo. Ela fechou os
olhos e disse baixinho "Não conte para o nosso filho sobre o divórcio" Eu
balancei a cabeça mesmo discordando e então a coloquei no chão assim que
atravessamos a porta de entrada da casa. Ela foi pegar o ônibus para o
trabalho e eu dirigi para o escritório.

No segundo dia, foi mais fácil para nós dois. Ela se apoiou no meu
peito,eu senti o cheiro do perfume que ela usava. Eu então percebi que há
muito tempo não prestava atenção a essa mulher. Ela certamente tinha
envelhecido nestes últimos 10 anos, havia rugas no seu rosto, seu cabelo
estava ficando fino e grisalho. O nosso casamento teve muito impacto nela.
Por uns segundos,cheguei a pensar no que havia feito para ela estar neste
estado.

No quarto dia, quando eu a levantei, senti uma certa intimidade maior
como corpo dela. Esta mulher havia dedicado 10 anos da vida dela a mim.

No quinto dia, a mesma coisa. Eu não disse nada a Jane, mas ficava a
cada dia mais fácil carregá-la do nosso quarto à porta da casa. Talvez
meus músculos estejam mais firmes com o exercício, pensei.

Certa manhã, ela estava tentando escolher um vestido. Ela experimentou uma
série deles mas não conseguia achar um que servisse. Com um suspiro,ela
disse "Todos os meus vestidos estão grandes para mim". Eu então percebi
que ela realmente havia emagrecido bastante, daí a facilidade em
carregá-la nos últimos dias.

A realidade caiu sobre mim com uma ponta de remorso... ela carrega
tanta dor e tristeza em seu coração..... Instintivamente, eu estiquei o
braço e toquei seus cabelos.

Nosso filho entrou no quarto neste momento e disse "Pai, está na hora de
você carregar a mamãe". Para ele, ver seu pai carregando sua mão todas as
manhãs tornou-se parte da rotina da casa. Minha esposa abraçou nosso filho
e o segurou em seus braços por alguns longos segundos. Eu tive que sair de
perto, temendo mudar de idéia agora que estava tão perto do meu objetivo.
Em seguida, eu a carreguei em meus braços, do quarto para a sala, da sala
para a porta de entrada da casa. Sua mão repousava em meu pescoço. Eu a
segurei firme contra o meu corpo. Lembrei-me do dia do nosso casamento.

Mas o seu corpo tão magro me deixou triste. No último dia, quando eu
asegurei em meus braços, por algum motivo não conseguia mover minhas
pernas.Nosso filho já tinha ido para a escola e eu me vi pronunciando
estas palavras:"Eu não percebi o quanto perdemos a nossa intimidade com o
tempo".

Eu não consegui dirigir para o trabalho... fui até o meu novo futuro
endereço,saí do carro apressadamente, com medo de mudar de idéia...Subi
as escadase bati na porta do quarto. A Jane abriu a porta e eu disse a
ela "Desculpe Jane. Eu não quero mais me divorciar".

Ela olhou para mim sem acreditar e tocou na minha testa "Você está com
febre?" Eu tirei sua mão da minha testa e repeti "Desculpe,Jane. Eu não
vou me divorciar. Meu casamento ficou chato porque nós não soubemos
valorizar os pequenos detalhes da nossa vida e não por falta de amor.
Agora eu percebi que desde o dia em que carreguei minha esposa no dia do
nosso casamento para nossa casa, eu devo segurá-la até que a morte nos
separe.

A Jane então percebeu que era sério. Me deu um tapa no rosto, bateu a
porta na minha cara e pude ouví-la chorando compulsivamente. Eu voltei
para o carro e fui trabalhar.

Na loja de flores, no caminho de volta para casa, eu comprei um buquê
de rosas para minha esposa. A atendente me perguntou o que eu gostaria
de escrever no cartão. Eu sorri e escrevi: "Eu te carregarei em meus
braços todas as manhãs até que a morte nos separe".

Naquela noite, quando cheguei em casa, com um buquê de flores na mão e um
grande sorriso no rosto, fui direto para o nosso quarto onde
encontrei minha esposa deitada na cama - morta.
Minha esposa estava com câncer e vinha se tratando a vários meses, mas eu
estava muito ocupado com a Jane para perceber que havia algo errado com
ela. Ela sabia que morreria em breve e quis poupar nosso filho dos efeitos
de um divórcio - e prolongou a nossa vida juntos proporcionando ao nosso
filho a imagem de nós dois juntos toda manhã. Pelo menos aos olhos do meu
filho, eu sou um marido carinhoso.

Os pequenos detalhes de nossa vida são o que realmente contam num
relacionamento.Não é a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no
banco. Estes bens criam um ambiente propício a felicidade mas não
proporcionam mais do que conforto. Portanto, encontre tempo para ser amigo
de sua esposa, faça pequenas coisas um para o outro para mantê-los
próximos e íntimos. Tenham um casamento real e feliz!

Se você não dividir isso com alguém, nada vai te acontecer.

Mas se escolher compartilhar para alguém, talvez salve um casamento.
Muitos fracassados na vida são pessoas que não perceberam que estavam
tão perto do sucesso e preferiram desistir..

A BÊNÇÃO DE MIL GERAÇÕES

MENSAGEM Nº 1820 : 14/9/2003 - DOMINGO - MANHÃ
AP. MIGUEL ÂNGELO / BISPO PRIMAZ



TEMA: A BÊNÇÃO DE MIL GERAÇÕES – DOMINGO – 14/09/03 – 1820.
TEXTO: Gálatas 5:4 "De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes."
Meu amado irmão, minha família, selo do meu apostolado, meu filhinho em Cristo Jesus!
Nós estamos falando durante esses dias sobre como reverter maldições. Esse é um tema complicado de ser tratado, porque existem muitos ministérios que usam a maldição como estratégia para amedrontar as pessoas. Então, precisamos entender como a Graça de Deus vê essa questão. Por ser muito complicado, nós esperamos meses para amadurecer a idéia e trazê-la a público.
Vamos, então, falar sobre a reversão da falta da bênção, que a Bíblia chama de maldição. Deuteronômio 11:26-28, diz assim: "Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes."
Toda pessoa que vive debaixo da bênção de Deus é aquela que cumpre os mandamentos do Senhor. É simples! E quando a maldição chega à vida de uma pessoa? Quando ela segue outros deuses e quando vive desviada das verdades de Deus.
Agora, vê uma coisa interessante. Em Deuteronômio 7:9, diz assim: "Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;".
A pessoa fiel a Deus, que está na igreja, íntegra, submetida ao Senhor, cuja dependência vem de Deus, está, na realidade, programando a bênção do Senhor até mil gerações. É possível que tu, como um pai, como uma mãe, fiel ao Senhor, transmitas bênçãos para as tuas próximas gerações. Mas, o que eu te queria mostrar é que, também é possível uma família passar a maldição de geração em geração. Assim como nós podemos passar a bênção para as nossas gerações futuras, é possível que uma pessoa tenha passado maldição para os seus descendentes.
No livro de Êxodo, o Senhor explicou isso. Êxodo 20:5-6 diz assim: "Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos."
Quando um membro de uma família aborrece a Deus, é contra Deus, anda na iniqüidade e serve a outros deuses, ele passará a sua iniqüidade até a terceira e quarta geração. O filho, o neto, o bisneto e o tataraneto sofrerão por causa dessa iniqüidade.
Agora, olha o que eu te vou mostrar: quando alguém está debaixo de uma maldição espiritual, porque os seus antepassados serviram a falsos deuses ou andaram nos caminhos da iniqüidade, uma vez que essa pessoa se converta, quando ela confessa Jesus, espiritualmente, não pode mais ser afetada por nenhuma maldição, ou nenhuma condenação. A Bíblia diz que quem está em Cristo é uma nova criatura, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se faz novo. O cristão não pode mais ser possuído pelo diabo. O demônio não entra mais na sua vida. Ele é propriedade exclusiva de Deus, é nação santa, é raça eleita.
Estamos falando das questões espirituais. No espírito, estamos perfeitos por um único sacrifício. Mas, nós possuímos uma carne, temos emoções, uma vida física e financeira.
Agora, vê: em Cristo, toda a maldição espiritual é cortada da nossa vida; mas, precisamos compreender que algumas coisas ainda podem afetar a nossa vida quando não possuímos conhecimento bíblico sobre o assunto e não sabemos reagir contra essas situações.
Paulo, o Apóstolo da Graça de Deus, no Livro de Romanos 7:15, 18, 21 e 24 diz assim: "Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto." "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo." "Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim." "Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?".
Paulo está dizendo que ele, como um filho de Deus, tinha o seu espírito perfeito. Mas, existia alguma situação que afetava tanto a sua vida que ele chegou a dizer: ‘desventurado homem que sou!’
Eu queria dizer o seguinte: o que afetou os nossos pais, espiritualmente, não pode mais nos afetar, porque somos novas criaturas em Cristo. Mas, ao longo de 27 anos de obra de Deus, eu tenho visto que, emocionalmente, fisicamente e financeiramente, muitas pessoas, que estão na igreja, ainda são afetadas por aquilo que ocorreu nas suas famílias. Elas ainda não reverteram o processo, ainda não batalharam contra a situação, e, em função disso, há muitas pessoas, no corpo de Cristo, vivendo uma vida sempre cheia de problemas. Esses problemas foram herdados da família. São pessoas que vivem num contexto tão inóspito, tão cruel, tão perverso, tão mau, que parece que nem são cristãos.
Nós sabemos, agora, à luz da Bíblia, que a causa, às vezes, está na família. A criança será na vida adulta o que ela recebeu dos seus pais. Hoje há muitos adultos que carregam dentro de si violência, amedrontamentos, iniqüidades e pecados que receberam dos seus pais, pais esses que passam aos seus filhos verdadeiras calamidades.
Quantas pessoas são deprimidas porque a mãe já era deprimida, o pai já era deprimido? Quantas pessoas se sentem atraídas por homens ou mulheres violentos, alcoólatras, dependentes químicos, neuróticos, porque alguém bem próximo de suas famílias era assim? Quantas pessoas acabam desenvolvendo a doença que a avó teve? A medicina reconhece isso. A primeira coisa que o médico te pergunta, quando tu vais fazer um check up, é se tu sabes o histórico clínico do teu pai ou da tua mãe. Por quê? Porque a tendência é que, se a mãe é diabética, pode ser que o filho também seja ou venha a ser. Então, nós precisamos aprender a cancelar isso tudo, a reverter isso tudo.
O Apóstolo Pedro disse em 1 Pedro 1:18: "sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,".
Muitas pessoas tiveram dos seus pais um legado. E qual foi esse legado? Um fútil procedimento. Às vezes, são problemas mentais, emocionais ou financeiros. Há pessoas que nunca saem daquela rotina de falta, falta, falta, crise, crise, crise... Apesar de serem fiéis a Deus, não sabem como reagir contra isso.
É tempo de revertermos esse tipo de maldição e vivermos as bênçãos de Abraão, as quais temos direito. E quando nós falamos: ‘reverter para viver’, estamos nos referindo a todas as áreas: física, emocional, espiritual e financeira. Como podemos admitir depressão dentro da nossa casa? De forma alguma. Elas são sintomas da maldição.
Muitas pessoas têm Cristo no coração, louvam a Deus, mas são afetadas por uma herança que receberam de alguém da família. Espiritualmente, estão perfeitas, mas, em termos emocionais, são um caco, infelizes, deprimidas, estão sempre chorando... Isso é uma herança que precisa ser revertida, para que possam viver as bênçãos de Abraão.
Agora, vê uma coisa. Em Provérbios 26:2, diz assim: "Como o pássaro que foge, como a andorinha no seu vôo, assim, a maldição sem causa não se cumpre."
A maldição sempre tem uma causa. Por quê? Porque quando conhecemos a causa podemos quebrá-la e revertê-la. E olha, não adianta somente conhecer o Pacto da Graça de Deus; é preciso conhecer a origem da maldição. Sabemos quem somos espiritualmente, mas é importante sabermos também quem somos como homem, como mulher, para podermos reagir, contra-atacar, quebrar, não aceitar a maldição na nossa vida.
Jeremias 31:29 diz: "Naqueles dias, já não dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se embotaram."
Às vezes, o que os pais fazem afetam a vida dos filhos, o lar, a família. Olha, se o pai bebe, quem fica com “os dentes embotados” é o filho. É o filho que verá o pai chegar embriagado em casa, bater na mãe, quebrar a janela, dar chute no carro. O pai que se droga pensa que está drogando apenas a si. Engano! Está drogando a família toda, porque, na realidade, os filhos ficarão com “os dentes embotados”.
Vamos ver três casos muito importantes de maldição, e como as pessoas que a herdaram, reverteram a situação. Vamos começar vendo o caso de Cam e sua descendência.
Gênesis 9:20-27: "Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. E ajuntou: Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo."
O que aconteceu? O que estava ocorrendo nessa família? Noé se deixou levar por um exagero com o vinho. O seu filho, Cam, entrou na tenda e o viu nu e embriagado. Depois, botou a “boca no trombone”. Com isso, veio a maldição sobre ele, porque diz a Palavra que é maldito aquele que não honra pai e mãe.
Em seguida, o Livro de Gênesis mostra o que ocorreu com a sua descendência. Queres ver? Gênesis 10:15-20 "Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete, e aos jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus, aos heveus, aos arqueus, aos sineus, aos arvadeus, aos zemareus e aos hamateus; e depois se espalharam as famílias dos cananeus. E o limite dos cananeus foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa. São estes os filhos de Cam...”.
Cam se tornou maldito porque desprezou o pai, porque era semente da maldição. O que ocorreu? Toda a sua descendência, inclusive os amorreus, foi maldita.
Vê mais. Gênesis 15:26 "Na quarta geração, tornarão para aqui; porque não se encheu ainda a medida da iniqüidade dos amorreus."
Já estava na quarta geração e ainda não havia acabado a iniqüidade dos amorreus, a maldição sobre os amorreus.
Os amorreus lutaram contra o povo de Deus, tentaram matar o povo de Deus, lutaram contra Moisés... E quando tudo começou? Com a maldição de Cam.
Agora, alguém no meio dos amorreus reverteu a maldição. Uma prostituta chamada Raabe. No Livro de Josué diz isso. Josué 2:1-11: "De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali. Então, se deu notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que, esta noite, vieram aqui uns homens dos filhos de Israel para espiar a terra. Mandou, pois, o rei de Jericó dizer a Raabe: Faze sair os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra. A mulher, porém, havia tomado e escondido os dois homens; e disse: É verdade que os dois homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram. Havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, eles saíram; não sei para onde foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis. Ela, porém, os fizera subir ao eirado e os escondera entre as canas do linho que havia disposto em ordem no eirado. Foram-se aqueles homens após os espias pelo caminho que dá aos vaus do Jordão; e, havendo saído os que iam após eles, fechou-se a porta. Antes que os espias se deitassem, foi ela ter com eles ao eirado e lhes disse: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados. Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra."
Essa mulher, que era descendente dos amorreus, escondeu dois homens do povo de Deus em sua casa e disse alguma coisa muito importante: ‘Bem sei que o Senhor vosso Deus é Deus da terra.’ Depois ela disse: ‘O Senhor vosso Deus é o Deus acima nos céus e embaixo na terra.’ Então, ela, naquele momento, reverteu a situação maligna e maldita que estava sobre a sua vida por ser descendente daquele povo, porque ela confessou a Deus como Senhor. E mais do que isso. Vamos ver, agora, o versículo 12: "Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo"
Raabe “sabia” que ao confessar a Glória de Deus e reconhecer o Deus daqueles dois espias, estava começando a reverter a maldição sobre ela, e sobre a casa dos pais e da sua família.
Versículos 13-21: "Ela, então, os fez descer por uma corda pela janela, porque a casa em que residia estava sobre o muro da cidade. E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, vos não encontrem os perseguidores; escondei-vos lá três dias, até que eles voltem; e, depois, tomareis o vosso caminho. Disseram-lhe os homens: Desobrigados seremos deste teu juramento que nos fizeste jurar, se, vindo nós à terra, não atares este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e se não recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e a toda a família de teu pai. Qualquer que sair para fora da porta da tua casa, o seu sangue lhe cairá sobre a cabeça, e nós seremos inocentes; mas o sangue de qualquer que estiver contigo em casa caia sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão. Também, se tu denunciares esta nossa missão, seremos desobrigados do juramento que nos fizeste jurar. E ela disse: Segundo as vossas palavras, assim seja. Então, os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela."
O que simboliza o “cordão”? O Sangue de Jesus. Então, a partir do momento em que ela disse: ‘Eu sei que é Deus. Eu sei que o Deus é o Deus dos céus e da terra’, os pais, ela e os irmãos e toda a família saíram da maldição dos amorreus.
Josué 6:22-25 diz: "Então, disse Josué aos dois homens que espiaram a terra: Entrai na casa da mulher prostituta e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe jurastes. Então, entraram os jovens, os espias, e tiraram Raabe, e seu pai, e sua mãe, e seus irmãos, e tudo quanto tinha; tiraram também toda a sua parentela e os acamparam fora do arraial de Israel. Porém a cidade e tudo quanto havia nela, queimaram-no; tão-somente a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro deram para o tesouro da Casa do SENHOR. Mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó."
Aquela mulher estava condenada, pois fazia parte de um povo maldito. Mas, no momento em que ela colocou aquele pano vermelho, que era uma tipologia do Sangue de Cristo, toda cidade foi destruída, mas ninguém tocou nela, nem nos pais, nem nos irmãos, nem na sua parentela, nem na sua casa,.
Tu deves agir desta forma: crer no poder de Deus, crer no Sangue de Cristo e não hesitar, reverter a situação, atacando-a de frente. Não sei qual é a área do teu sofrimento. Mas, a Bíblia mostra que uma prostituta, ao reconhecer a Glória de Deus, e ao colocar a tipologia do Sangue de Jesus na sua porta, viu toda a sua parentela, que era maldita, viver abençoada no meio dos judeus. Isso é maravilhoso!
O segundo caso está em Gênesis 19:30-36: "Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas. Então, a primogênita disse à mais moça: Nosso pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se conosco, segundo o costume de toda terra. Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendência de nosso pai. Naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. No dia seguinte, disse a primogênita à mais nova: Deitei-me, ontem, à noite, com o meu pai. Demos-lhe a beber vinho também esta noite; entra e deita-te com ele, para que preservemos a descendência de nosso pai. De novo, pois, deram, aquela noite, a beber vinho a seu pai, e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. E assim as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai."
Mais um drama familiar por causa do excesso de álcool. A maldição do alcoolismo gerou o incesto. As próprias filhas embebedaram o pai para procriarem com ele.
Provérbios 31:4-6 diz assim: "Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte. Para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos."
Não é próprio dos reis se embriagarem. Tu és rei e sacerdote. A pessoa que bebe esquece da lei, bate com o carro, mata a família, destrói uma família, rouba no emprego...
Isaias 5:11 diz assim: "Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!". Ai ...
Toda vez que existe problemas com álcool dentro da família, a descendência é afetada. É preciso quebrar essa maldição que, às vezes, afeta completamente a vida financeira, não havendo sobra de dinheiro para alimentação, para a casa, para os filhos...
Noé se embriagou, gerou maldição em Cam. Ló se embriagou, gerou maldição nas filhas, e essa maldição passou a Moabe e a Bem-Ami, que eram os filhos que as filhas de Ló tiveram com ele. Incesto! Olha aqui, que maldição!
Em Deuteronômio 23:3 diz assim: "Nenhum amonita ou moabita entrará na assembléia do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na assembléia do SENHOR, eternamente." Os moabitas e os amonitas eram os descendentes dos dois filhos que Ló teve com as próprias filhas. Olha que confusão da maldição.
Agora, nós vamos ver como uma mulher, descendente de Moabe, reverte isso tudo. Rute 1:1-5 diz assim: "Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos. Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali. Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos, os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos. Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido."
A Bíblia diz: ‘nenhum moabita entra na assembléia do Senhor.’ Os Moabitas estavam debaixo de maldição, porque eram filhos de uma maldição.
Rute 1:14-17 "Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti."
Rute, ao dizer que o Deus de Noemi era também o seu Deus, reconhece Jesus como Senhor e, assim, confronta a maldição dos moabitas. E sabes o que aconteceu? Essa história é muito linda. A sogra, então, descobre que havia um rei chamado Boaz que não tinha esposa e diz a Rute: "Banha-te, e unge-te, e põe os teus melhores vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber." (Rute 3:3).
“Banha-te” simboliza a Palavra. A Palavra é a água que lava. “Unge-te” simboliza a unção do Espírito Santo. “Veste-te” simboliza o revestimento da armadura de Deus. “Desce à eira” significa ir à igreja.
Então, toda pessoa que se banha com a Palavra, que recebe a unção do Espírito Santo, que se reveste da armadura de Deus e desce à eira, ou seja, está na igreja, reverte a maldição da sua vida.
Banhar-se, ungir-se, vestir-se com os melhores vestidos e ir à eira é um tipo da igreja, é um tipo de Cristo, era a sombra. Hoje, nós temos a substância, e é isso que reverte a maldição: a Palavra, a unção de Deus, a armadura de Deus e estar na igreja todos os dias.
Depois, o que aconteceu na vida de Rute? Rute 4:13-17 "Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho. Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste. Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos. Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele. As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi."
Aquela mulher que estava condenada pela maldição dos moabitas, de repente, se torna “a melhor”, por causa da Glória de Deus na sua vida. Em seguida, o que se passa? Vê, o filho que lhe nasceu. Versículo 15: "Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice...". Obede, o filho de Rute com o rei Boaz, na realidade, era um tipo de Cristo!
Meu amado, nós vimos três casos: descendência maldita por alcoolismo, descendência maldita por fornicação e incesto, descendência maldita por povo amaldiçoado. Três situações revertidas no momento em que a pessoa enfrentou e confrontou a maldição.
Tu não foste chamado para viver sem que tenhas, em Cristo, o Restaurador e o Resgatador da tua vida.
Agora, tu já sabes como reagir, como confrontar, como não aceitar. Rute, apesar de ter vindo de toda a maldição dos moabitas, proibida de entrar na casa do Senhor, ao confessar, ao reconhecer, ao se unir a Boaz, tem um filho, que passou a ser o restaurador o resgatador da vida de Noemi. Isso se chama reversão da maldição.
Existem problemas que devem ser resolvidos hoje, pois vêm se perpetuando e destruindo muitas famílias.
Primeiro problema: doença. Salmo 107:20 "Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal." Se há uma doença em alguma família, que vem se perpetuando, a Palavra livra.
Segundo problema: a maldição do adultério. Provérbios 6:23-25, diz: "Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida; para te guardarem da vil mulher e das lisonjas da mulher alheia. Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender com as suas olhadelas."
Não aceites participar de adultério! Eu conheço caso de pessoas que foram ricas, milionárias, mas perderam tudo por causa do adultério.
Terceiro problema: artrite. A artrite é um dos casos que mais domina a velhice. Jó 4:3-4 "Eis que tens ensinado a muitos e tens fortalecido mãos fracas. As tuas palavras têm sustentado aos que tropeçavam, e os joelhos vacilantes tens fortificado."
Hoje a instrução põe fim à artrite. Ponto final! Isso é uma maldição e tem que acabar! 
Quarto problema: sangue. Algumas pessoas herdam problemas de sangue. Ezequiel 16:6 diz assim: "Passando eu por junto de ti, vi-te a revolver-te no teu sangue e te disse: Ainda que estás no teu sangue, vive; sim, ainda que estás no teu sangue, vive."
Se tu tens problema de sangue, recebe, agora, a reversão dessa maldição! Teu sangue está perfeito, as hemácias, os glóbulos brancos, vermelhos, glicose... está tudo no lugar.
Quinto problema: doença no corpo e nos ossos. Provérbios 16:24 "Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo."
Seja qual for a doença, agora, do alto da cabeça a planta dos pés, revertemos toda maldição de família.
Sexto problema: medo. Olha o que diz o Salmo 56:4 "Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?"
Há pessoas que sentem medo da sombra, do vizinho, do chefe, da macumba... ninguém te pode fazer mal! Não adianta!
Sétimo problema: medo da velhice. Salmo 92:13-14 "Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor,". Que os velhinhos digam: ‘amém!’
Quando chegarmos à velhice não teremos medo. Tu serás um velho poderoso!
Oitavo problema: doenças mentais na família. Provérbios 16:3 "Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos." 
Olha, não importa qual seja o desígnio do maligno que tenha batido na tua família, tudo será estabelecido por Deus!
Nono problema: pobreza. Josué 1:8, diz assim: "Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido." Ponto final para a maldição da pobreza.
E, finalmente, o décimo problema: filhos rebeldes. Jeremias 31:16 "Assim diz o SENHOR: Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos; porque há recompensa para as tuas obras, diz o SENHOR, pois os teus filhos voltarão da terra do inimigo." Os teus filhos voltarão! Eu creio nisso!
Não aceitamos nenhuma maldição no nosso meio, não aceitamos nada que seja contra a bênção de Deus.
Em Números 23:8, o Senhor diz: "Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso denunciar a quem o SENHOR não denunciou?". 
Se Deus não nos amaldiçoou, como vamos aceitar maldição? A maldição é herança, coisa que veio lá de trás; não é para nós. Hoje, pára tudo, irmão! A tua família é forte, tu és forte e poderoso. Não há mais dependência do álcool, não há mais sofrimento. A bênção virá à tua família, à tua casa, aos teus negócios, ao teu dinheiro. Diz: ‘Eu recebo!’
Tu terás a bênção para viver melhor junto com a tua família. Tu terás essas verdades em todas as áreas da tua vida, e nós vamos levá-las a todas as nações do mundo! Nós fomos criados pelo Autor de toda boa obra, o Autor de toda boa dádiva, para que nós desfrutemos da vida e tenhamos todas as nossas necessidades supridas. Nós fomos criados por Deus para o bem e para o bom. Então, que o Senhor coloque em teu coração o desejo de prosperar, de viver bem, de não aceitar as doenças, de não aceitar mais a pobreza na tua vida, de não aceitar a escassez, de não aceitar as privações.
O conhecimento que eu te passo vai te tirar de uma vida de escassez e de necessidade. Hoje é o dia de veres a bênção do Senhor e o fim da maldição em todas as áreas da tua vida.
“Eu recebo a Tua bênção completa em todas as áreas da minha vida. Eu rechaço, eu rechaço todo ataque do diabo. Eu rechaço toda forma de malignidade de doença, de adultério, de artrite, de sangue, de ossos, de medo, de medo da velhice, de problemas mentais, de problemas de pobreza, de filhos rebeldes. Oh! Deus, eu ponho um ponto final para todo sintoma diabólico. Deus, a tudo aquilo que o maligno tem tentado estabelecer na nossa família, eu declaro, agora, que somos livres e abençoados, para a glória de Deus! Aleluia! Glória a Deus! Glória a Deus! Estamos firmes!”
ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR! ALELUIA! GLÓRIA A DEUS!
FIM

Veja postagens anteriores em Arquivos do Blogger do lado esquerdo desta página!!!

Gospel +

Bíblia on-line